Na última quinta-feira (26), foi apresentado o projeto arquitetônico para a construção do Museu da História Natural da Quarta Colônia, durante reunião na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), em São João do Polêsine. O encontro reuniu prefeitos da região que integram o consórcio.
A engenheira civil Bruna Cardozo Cassol, da Sustembio Engenharia & Meio Ambiente, detalhou que o museu será um edifício de dois pavimentos, localizado em frente à sede do Condesus. O térreo contemplará o espaço de exposição das peças, auditório, loja, área administrativa e um deque externo. O subsolo abrigará depósito, garagem e área técnica.
Com o projeto aprovado pelos prefeitos, o Condesus dará início à captação dos recursos financeiros junto aos governos Federal e Estadual. A obra está orçada em R$ 3,2 milhões. No ano passado, durante visita ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), o governador Eduardo Leite sinalizou apoio financeiro condicionado à existência de projeto e cadastramento para recebimento da verba, etapas que serão concluídas nos próximos dias.
Quando finalizado, o museu abrigará a exposição paleontológica da Mostra Irmãos Cargnin, que reúne peças originais e réplicas de dinossauros e fósseis encontrados na região da Quarta Colônia, atualmente exposta no Cappa. O espaço estará aberto à visitação pública, promovendo o desenvolvimento cultural e científico da região.








