Fotografia: Mariliz Focking
O projeto Palhaçaria no SUS 4, idealizado pela artista e pesquisadora Daiani Brum, iniciou suas atividades em espaços de atenção à saúde primária de Santa Maria (RS). A iniciativa foi contemplada com R$ 45 mil pelo edital Cultura Viva, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Com previsão de execução até agosto, o projeto realizará 40 ações artísticas em UBSs, CRAS OESTE e na APAE, priorizando comunidades periféricas.
Além das apresentações com palhaças e palhaços profissionais — incluindo participações de dois grupos locais de circo e teatro —, o projeto oferece oficinas gratuitas, criação vídeos legendados para registro e divulgação das atividades, e também a distribuição de 350 álbuns de figurinhas exclusivos. A proposta também tem base acadêmica, integrando pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de Daiani.
A iniciativa foi criada em 2021. Segundo Daiani, o projeto leva profissionais ao espaços de acolhimento e saúde primária situados em comunidades periféricas de Santa Maria, promovendo o contato de pessoas em situação de vulnerabilidade social com a arte da palhaçaria e se tornou o pioneiro em relizar o serviço em UBSs e ESFs
.








