Fotografia: Mariliz Focking
O projeto Palhaçaria no SUS 4, idealizado pela artista e pesquisadora Daiani Brum, iniciou suas atividades em espaços de atenção à saúde primária de Santa Maria (RS). A iniciativa foi contemplada com R$ 45 mil pelo edital Cultura Viva, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Com previsão de execução até agosto, o projeto realizará 40 ações artísticas em UBSs, CRAS OESTE e na APAE, priorizando comunidades periféricas.
Além das apresentações com palhaças e palhaços profissionais — incluindo participações de dois grupos locais de circo e teatro —, o projeto oferece oficinas gratuitas, criação vídeos legendados para registro e divulgação das atividades, e também a distribuição de 350 álbuns de figurinhas exclusivos. A proposta também tem base acadêmica, integrando pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de Daiani.
A iniciativa foi criada em 2021. Segundo Daiani, o projeto leva profissionais ao espaços de acolhimento e saúde primária situados em comunidades periféricas de Santa Maria, promovendo o contato de pessoas em situação de vulnerabilidade social com a arte da palhaçaria e se tornou o pioneiro em relizar o serviço em UBSs e ESFs
.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…