redacao@revistaenfoco.com.br

Quatro cidades gaúchas estão entre as mais sustentáveis do Brasil

Foto: Banco de imagens RS

O Rio Grande do Sul voltou a se destacar no cenário nacional em um estudo sobre desenvolvimento sustentável. A pesquisa, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, avaliou mais de 5,5 mil municípios brasileiros a partir de cem indicadores nas áreas de saúde, educação, segurança, emprego e meio ambiente.

Quatro cidades gaúchas ficaram entre as cem melhores do país. São José do Sul, no Vale do Caí, foi a mais bem colocada do Estado, ocupando a 46ª posição. Logo atrás está Nova Boa Vista, no norte, em 49º lugar. Cotiporã, na Serra Gaúcha, aparece em 72º, e Montauri, também no norte, em 85º. Todas obtiveram notas acima de 60, em uma escala que vai até 100.

O estudo tem o objetivo de servir como guia para gestores e para a sociedade civil, apontando prioridades e pontos fortes de cada município. Assim, serve para direcionar políticas públicas, programas e investimentos.

RS no ranking das capitais

No ranking das capitais, Porto Alegre ocupa o 10º lugar, com 51 pontos. A cidade apresenta bons resultados em orçamento para a saúde, tem uma das maiores idades médias ao morrer do país (71 anos) e baixa mortalidade infantil.

Por outro lado, enfrenta desafios como o baixo índice de conclusão do ensino médio — apenas 43% dos jovens entre 18 e 19 anos —, a baixa oferta de vagas em creches para crianças de até 3 anos e o fato de 13% da população viver em áreas de favela. Esses dados ajudam a identificar onde é preciso agir para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O levantamento completo está disponível no site do Instituto Cidades Sustentáveis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade:

Sobre:

Sobre nós

Serviços

Empresas

E+:

Política de privacidade

Anuncie conosco

Suporte ao usuário

Trabalhe conosco

Contato:

© 2024 Criado com 🤍 por Grupo Êxito