Foto: Banco de imagens RS
O Rio Grande do Sul voltou a se destacar no cenário nacional em um estudo sobre desenvolvimento sustentável. A pesquisa, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, avaliou mais de 5,5 mil municípios brasileiros a partir de cem indicadores nas áreas de saúde, educação, segurança, emprego e meio ambiente.
Quatro cidades gaúchas ficaram entre as cem melhores do país. São José do Sul, no Vale do Caí, foi a mais bem colocada do Estado, ocupando a 46ª posição. Logo atrás está Nova Boa Vista, no norte, em 49º lugar. Cotiporã, na Serra Gaúcha, aparece em 72º, e Montauri, também no norte, em 85º. Todas obtiveram notas acima de 60, em uma escala que vai até 100.
O estudo tem o objetivo de servir como guia para gestores e para a sociedade civil, apontando prioridades e pontos fortes de cada município. Assim, serve para direcionar políticas públicas, programas e investimentos.
RS no ranking das capitais
No ranking das capitais, Porto Alegre ocupa o 10º lugar, com 51 pontos. A cidade apresenta bons resultados em orçamento para a saúde, tem uma das maiores idades médias ao morrer do país (71 anos) e baixa mortalidade infantil.
Por outro lado, enfrenta desafios como o baixo índice de conclusão do ensino médio — apenas 43% dos jovens entre 18 e 19 anos —, a baixa oferta de vagas em creches para crianças de até 3 anos e o fato de 13% da população viver em áreas de favela. Esses dados ajudam a identificar onde é preciso agir para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O levantamento completo está disponível no site do Instituto Cidades Sustentáveis.
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…