Treze meses após a maior tragédia socioambiental da história do estado, o Rio Grande do Sul volta a ser castigado por chuvas intensas. Desta vez, 121 municípios registraram danos, 18 decretaram situação de emergência, e Jaguari está em calamidade pública. Quase 7 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e 4 mortes foram confirmadas. O cenário é um retrato cruel da emergência climática que exige ações imediatas e não apenas reações tardias.
Santa Maria exemplifica os mesmos desafios. Chove um pouco mais e já temos pontos críticos de alagamentos e estradas interditadas. Após as tragédia do ano passado a prefeitura criou a Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, porém poucas medidas de prevenção foram tomadas.
O professor Rualdo Menegat da UFRGS alerta que as mudanças climáticas já são um comportamento previsível do sistema, com estudos comprovando que o aquecimento global dobrou a probabilidade de desastres como os de 2024. Mesmo assim, o único projeto sobre emergência climática na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o PL 23/2023, de autoria do deputado Matheus Gomes segue sem previsão de apreciação em plenário.
A solução exige planejamento integrado com dados climáticos nos planos urbanos. É fundamental também proteger os ecossistemas naturais, combatendo o desmatamento de banhados que reduz a absorção de água.
A emergência climática não é uma ameaça distante, ela está alagando casas, deslocando famílias e tirando vidas. Se nada mudar, o próximo desastre será apenas mais um capítulo na história da negligência. Não basta reconstruir. É preciso reinventar.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…