A fumaça branca que saiu da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) confirmou a eleição do novo papa: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, agora conhecido como Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco e é o primeiro pontífice dos Estados Unidos, país de maioria protestante.
Prevost foi escolhido na quinta votação do conclave por ao menos 89 dos 133 cardeais votantes. Discreto e com perfil reformista, ele é ligado à linha de Francisco e tem uma longa trajetória missionária na América Latina, principalmente no Peru.
Antes de ser eleito, ocupava cargos importantes no Vaticano, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Sua atuação também foi marcada por uma crise em 2023, quando foi acusado de lidar tardiamente com denúncias de abuso sexual envolvendo dois padres no Peru — o Vaticano ainda investiga o caso.
Formado em teologia e direito canônico, Prevost entrou na vida religiosa aos 22 anos e foi ordenado padre em 1982. Viveu momentos tensos durante o governo Fujimori no Peru e já cobrou publicamente pedidos de desculpas.
Agora, como Leão XIV, o novo papa deverá indicar os rumos da Igreja após um papado marcado por reformas e abertura.
Por: Samara Debiasi
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…