Categories: ColunasCulturaTodos

Romantizar a vida!

por Roberta Machado

Sentiram minha falta? Confesso que estava com saudades de tagarelar por aqui. Mas, as últimas duas semanas foram de fechamento da edição de julho da nossa revista. E, além de escrever essa coluna, tenho a honra de pensar e diagramar cada página da revista enFoco, por isso, não tivemos dicas de filmes na sexta passada.

No meio de tanto trabalho e correria da vida, a um tempo desenvolvi uma técnica para desopilar: Romantizar a vida. O que é isso? Fazer pequenas coisas no dia a dia para que o cotidiano se torne mais leve, enxergar a beleza na rotina e valorizar o presente. 

Parece meio ridículo, né? E na verdade é… Só que a vida por si só já é meio ridícula, então, por que não?

Nesses dias eu jantei sozinha com uma taça de vinho, me arrumei só pra mim, caminhei pela cidade olhando as pessoas e os prédios, e, principalmente, ouvi música. Me imaginando a cada segundo em um grande musical, onde, obviamente, eu sou a personagem principal. 

Eu sei que parece meio “delusional” da minha parte, ou egocêntrico, mas se a vida não é um grande musical, então ela é só isso? Pois eu acho que pode ser muito mais…

Por isso, as dicas para esse fim de semana são todas musicais. 

Mas eu tenho um gosto (talvez) diferente pra esse tipo de filme, passei metade da vida em corais e música é grande parte da minha criação, então não esperem de mim indicações da Broadway. E estejam abertos a assistir, mesmo quem não gosta desse gênero.

A Filha de Netuno (1949) – Youtube

O primeiro filme é o grande motivo dessa coluna, “Baby it’s cold outside” é a minha trilha sonora da romantização da vida. Não tenham preconceito com os quase 80 anos, esse filme segue sendo incrível.

Cantando na Chuva (1952) – Prime V´deo, HBO Max e Apple TV

Esse clássico é provavelmente o musical mais famoso que existe e não tenho como deixar de citar. Lembro de ser muito pequena e meu pai estar na sala da nossa antiga casa assistindo, lembro do quão encantada fiquei por Gene Kelly cantando e dançando apaixonado (Acho que é o sonho de todas nós: que alguém fique tão feliz assim conosco).

Duas Garotas Românticas (ou “As Jovens de Rochefort”) (1967) – Prime Vídeo

Um dos filmes mais bonitos (esteticamente) já feitos e também na lista do meu top 5 filmes preferidos. Sobre encontros e desencontros, sonhos, cores e amores. Retrata a paixão de uma forma leve, complexa e surpreendente.

Escola de Rock (2003) – Prime Vídeo

Começando as indicações deste século com o filme que foi o primeiro musical que muitos da minha geração assistiram. Engraçado e divertido, agrada toda a família.

Across the Universe (2007) – Prime Vídeo

A união entre um amor avassalador, a história mundial, drama, tristeza, meu ator favorito (Jim Sturgess) e The Beatles… É literalmente meu filme preferido da vida. Mas além disso, a técnica cinematográfica, a montagem, o roteiro, a direção, tudo nesse filme grita perfeição. Tenho certeza que vai fazer você rir, chorar, se indignar e torcer a cada minuto por um final feliz.

Coringa: Delírio a Dois (2024) – Prime Vídeo

Se você assistir esperando uma continuação para “Joker” vai se decepcionar (Assim como a maioria das pessoas que odiou esse filme), mas irei defendê-lo até o fim. Primeiramente, um filme com Lady Gaga, minha musa suprema, nunca seria ruim. Segundo, o amor e a loucura são duas faces da mesma moeda, e talvez, só os realmente loucos, ou verdadeiramente amantes, entendam a beleza desse filme.

La La Land (2016) – Prime Vídeo e Apple TV

Esse é um daqueles filmes que fiquei relutante em assistir… Mais um musical de romance? Mas é surpreendente, assim como o amor e a vida.

A Escolha Perfeita (2012) – Netflix

Esse é para os fãs de High School Musical e Glee, a comédia e a música se misturam e divertem em todos os momentos.

Sing – Quem Canta Seus Males Espanta (2016) – Netflix

Uma animação para toda a família se divertir. Não importa quantas vezes assista, sempre dou gostosas gargalhadas.

Burlesque (2010) – Netflix

Um filme com Cher, Christina Aguilera e um elenco de peso, só poderia se tornar um clássico moderno. Responsável por criar uma geração que ama divas pop.

Para esse final de semana, a dica principal é romantizar a vida! Vejam beleza na simplicidade e acolham os momentos de solidão. Nem sempre as coisas vão estar no nosso controle, porém, com pequenas atitudes, como ouvir música ou assistir um filme feliz, a vida fica mais leve.

Comenta comigo, como você romantiza a vida? 🩷🩷🩷🩷

Redação enFoco

View Comments

  • Olá!
    Minha forma de distrair é caminhar olhando vitrines, não as do shopping porque tenho um pouco de fobia de lugares fechado, mas de ruas onde posso entrar, provar roupas e sair sem um destino certo.
    Também gosto de musicais, " Dançando na chuva" já olhei algumas vezes e sempre me encanta.
    Um abraço 🤗

Recent Posts

Povos indígenas permanecem em área da Fepagro e aguardam diálogo com o governo

Na manhã deste sábado (19), cerca de 30 indígenas seguiam acampados em uma área do…

52 segundos ago

Tumor Mamário em Cães e Gatos: Muito Além da Cirurgia

Os tumores mamários são uma das neoplasias mais comuns em cadelas e gatas, especialmente as…

13 minutos ago

Festa do Colono e Motorista celebra tradição e identidade rural em São Lourenço do Sul

Com raízes profundas na cultura da região sul do Estado, a Festa do Colono e…

29 minutos ago

Tarifaço dos EUA preocupa RS, e Eduardo Leite pede resposta “pensando no Brasil, não nas eleições”

Durante coletiva no Palácio Piratini na sexta-feira (18), o governador do Rio Grande do Sul,…

54 minutos ago

RS aposta em app para reduzir roubo de celulares; já são 103 mil aparelhos cadastrados

O Rio Grande do Sul está incentivando o uso do app Celular Seguro, que permite…

55 minutos ago

Rede de Saúde Mental de Erechim apoia Estação após ataque em escola

Nos dias 17 e 18 de julho, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Erechim…

58 minutos ago