Foto: Divulgação/SES
O governo do Rio Grande do Sul decretou, nesta segunda-feira (19), emergência em saúde pública para enfrentar o aumento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças. O decreto será publicado no Diário Oficial nesta terça (20) e terá validade de 120 dias. A medida foi motivada pela sobrecarga nas unidades de saúde e pelo crescimento expressivo dos casos.
De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs),o Rio Grande do Sul registrou neste ano, até esta segunda-feira, 4.099 hospitalizações por SRAG. Essas internações foram causadas por infecções como influenza (gripe), covid-19, vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros. Do total de casos, 305 evoluíram para óbito. Entre as crianças menores de cinco anos, foram registradas 1.374 internações e 10 mortes.
Para reforçar a rede de atendimento, a Secretaria da Saúde anunciou investimento de R$ 20,8 milhões na “Operação Inverno Gaúcho com Saúde”, com recursos destinados à Atenção Primária e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo é ampliar horários, contratar profissionais e garantir estrutura para vacinação e atendimentos emergenciais, com prioridade à criação de novos leitos clínicos e de UTI.
Com Informações de Governo do Rio Grande do Sul.








