Com investimento de R$ 40 milhões, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Lorenzi teve sua capacidade duplicada para acompanhar a expansão da rede de esgoto em Santa Maria. A Corsan estima que até o fim de 2025, 77% das residências da cidade estarão conectadas ao sistema.
Atualmente, cerca de 220 litros de esgoto por segundo chegam à ETE, onde o resíduo passa por filtragens, tratamento biológico e análises de qualidade antes de ser devolvido ao meio ambiente.
Cinco bairros estão com obras em andamento: João Goulart, Km 3, Nossa Senhora das Dores, Caturrita e Diácono João Luiz Pozzobon, beneficiando cerca de 10,9 mil pessoas. Outros, como São João e Chácara das Flores, estão previstos ainda para este ano.
O esgoto passa por filtragens que removem resíduos sólidos, segue para tanques biológicos onde bactérias tratam a matéria orgânica e, após decantação, é liberado tratado. O processo leva cerca de 27 horas.
Moradores têm até 120 dias, após aviso da Corsan, para fazer a ligação com a rede. Quem conecta no primeiro mês ganha seis meses de isenção da taxa de esgoto. Após a ligação, é necessário informar a Corsan via aplicativo, WhatsApp ou telefone.
Por: Samara Debiasi
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…