Inaugurando a participação da nossa Agência de Desenvolvimento de Santa Maria na Revista Enfoco, queremos mostrar, nesta e nas próximas edições, as múltiplas potencialidades de nossa região central.
A cidade de Santa Maria sempre será um polo de atração regional, alicerçada nas riquezas de nossa terra. Precisamos observar as oportunidades com diligência e equidade para agirmos em prol do nosso desenvolvimento, tarefa primordial para todos, especialmente para as lideranças e entidades engajadas no nosso progresso.
Para ampliar horizontes, é necessário gerar riquezas que elevem o PIB – e, consequentemente, o PIB per capita –, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida para a população. Contando com a participação das instituições de ensino superior (IES) na aplicação de novas tecnologias, podemos criar negócios que agregam valor por meio da industrialização e dos serviços.
Historicamente, a região é um centro militar importante e, a partir daqui, contribuímos para a estabilidade do Conesul. Além disso, dispomos de uma malha ferroviária com potencial logístico adormecido, esperando a coragem e o empenho dos nativos para despertá-la. Se aproveitarmos nossa localização estratégica, com um fator de vantagem competitiva, podemos galgar desenvolvimento regional, gerando segurança ao sul do país e para os países vizinhos.
Diante dos desafios e oportunidades que se apresentam, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM – tem como propósito, em primeiro lugar, “contribuir para atrair e reter investimentos sustentáveis, com geração de valor para o ecossistema local.” Para isso, atua estimulando, valorizando, fortalecendo e promovendo o empreendedorismo e a inovação, visando o desenvolvimento regional e identificando oportunidades que acelerem esse processo. São diversas, as atividades em que a agência está envolvida (veja a seguir).
Estamos intensificando, por meio de um modelo de gestão que aproxima diversos atores, a participação das instituições de ensino superior, entidades empresariais e pessoas físicas voluntárias, na busca por impulsionar o empreendedorismo aliado à educação. Com essa união de esforços, criamos em 2023 o Santa Summit, e, neste ano de 2025, já chegamos à terceira edição, consolidando o evento como de muita qualidade, como assim merecemos.
Pela prioridade de desenvolvimento, estamos levantando dados para a formação de indicadores atualizados de nossa cidade, por meio do Curso de Economia da Universidade Franciscana (UFN), para que possamos realizar análises e elaborar boletins informativos. Esse projeto proporcionará aos investidores locais e aos possíveis investidores externos informações qualificadas, mais próximas da nossa realidade atual.
Nosso olhar está na formação de novas lideranças e empreendedores desde a base escolar. Retomamos o programa da Júnior Achievement, envolvendo duas turmas de ensino médio – uma no Colégio Franciscano Sant’Anna e outra no Colégio Técnico Industrial (CTISM) – para a formação de duas miniempresas. Acreditamos que esse é o caminho mais efetivo para que nossos jovens se tornem prósperos empreendedores, garantindo o crescimento sustentável e gerando riquezas para a região central do estado do Rio Grande do Sul.
O nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo foi reconhecido nacionalmente no Eli Summit 2024 pela sua governança (InovaCentro), organização e maturidade. Nele, contamos com 3 Parques Tecnológicos, uma aceleradora, 3 incubadoras, mais de 100 negócios em ambientes de inovação, 59 startups incubadas, uma comunidade ativa de startups (Santa Valley), 50 empresas em Parques Tecnológicos e mais de 30.000 empresas tradicionais, resultando em 3 milhões em impostos gerados. Temos ainda o Santa Maria Tecnoparque, consolidado como condomínio empresarial, localizado no Parque Industrial e Tecnológico, com 32 empresas residentes, entidades e instituições, vocacionado a novos projetos de educação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a sociedade.
O Distrito Criativo Centro-Gare é uma realidade, capitaneado pelo executivo municipal, que visa estimular tanto a economia criativa quanto a indústria criativa. Neste contexto, a economia criativa valoriza a geração de riqueza através da cultura, da inovação e do talento, enquanto a indústria criativa abrange a transformação de ideias em produtos e serviços de alto valor agregado. Assim, o distrito integra os setores social e econômico, revitalizando o centro histórico (mas não apenas) e atraindo novos empreendimentos para nossa cidade.
Além disso, já foram implantados dois novos Parques Tecnológicos em nossa cidade: o ITEC Park UFN, da Universidade Franciscana – atualmente Universidade Católica de Direito Diocesano –, voltado para a inovação por meio de pesquisas em Biotecnologia, Saúde e Educação; e o INOVATEC da UFSM, focado em Agrotecnologia, Bioinsumos e Foodtech.
Essas iniciativas, de forma conjunta, estão transformando Santa Maria em uma cidade cada vez mais atrativa e inovadora. Toda essa energia gerada pelas quatro hélices impulsionará o nosso desenvolvimento e, com a união de forças dentro de nosso ecossistema, fará a diferença nos próximos anos, tornando-nos autossuficientes e sustentáveis em soluções tecnológicas.
Por isso, acreditamos que o futuro desejável é possível – basta querer e agir. Individualmente, somos capazes, e coletivamente, seremos competentes. Ninguém fará nada sozinho, pois o futuro é colaborativo, e é preciso incluir para transcender. Nosso ecossistema deve gerar mais e melhores oportunidades, proporcionando vantagens econômicas com segurança e criando uma força gravitacional de talentos. Segundo Peter Drucker, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”
A sociedade organizada está, hoje, protagonizando iniciativas para que, em breve, tenhamos uma região próspera e sustentável.
Sites das instituições e iniciativas citadas no texto:
distritocriativo.santamaria.br
ufn.edu.br/site/inovacao/ambiente-de-inovacao
Depois de dois anos afastados devido a surtos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle,…
Começa nesta quinta-feira (28) o 1º Festival de Cinema de Gravataí, evento que se estende…
Na manhã desta terça-feira (26), Canoas prestou uma homenagem especial aos que atuaram no resgate…
A Usina do Gasômetro, um dos maiores símbolos culturais e históricos de Porto Alegre, voltou…
Há um certo absurdo que paira no ar, um eco vindo de terras distantes que,…
As enchentes de maio de 2024 escancararam fragilidades históricas da nossa cidade. A cada ponte…