Nas últimas semanas, tenho atuado intensamente como relatora da CPI da Corsan na Câmara de Vereadoras e Vereadores de Santa Maria. Durante as oitivas que conduzimos, ficou escancarado o desrespeito da empresa privada Corsan/Aegea com a nossa população. Ficou evidente que a empresa descumpre o Código de Defesa do Consumidor e ignoram as resoluções e regulamentos da AGERGS, prejudicando especialmente quem mais precisa.
Participei da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RS sobre a qualidade dos serviços da Corsan/Aegea em todo o estado. Fui convidada a compor a mesa, representando os legislativos municipais — um reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que estamos fazendo em Santa Maria. Em oitiva realizada pela CPI da Corsan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, ouvimos a presidenta da AGERGS, Luciana de Souza, e o diretor de saneamento Ricardo Felizzola, que confirmaram a gravidade da situação em nossa cidade. E mais: desmentiram o prefeito Rodrigo Décimo, deixando claro que a presença da AGERGS em Santa Maria não foi por convite dele, como ele chegou a dizer em vídeo nas redes sociais, mas sim pelo agravamento dos problemas enfrentados pela população.
Digo com todas as letras: a Corsan/Aegea se transformou em uma verdadeira indústria de multas. Uma empresa predadora que explora o nosso povo com cobranças abusivas, cortes injustificados e serviços de péssima qualidade. Isso ficou ainda mais evidente na oitiva mais recente da CPI, quando ouvimos a coordenadora do Procon de Santa Maria, Márcia Moro, que relatou uma série de irregularidades praticadas pela empresa.
Também estive com o prefeito Rodrigo Décimo para cobrar providências. Fui direta: “Essa conta é do senhor. Como o poder da caneta é seu, prefeito, rompa esse contrato!” Não podemos permitir que a população continue sendo penalizada por um serviço que não cumpre o mínimo que deveria. Água é vida, é um direito — não pode ser tratada como mercadoria!
Além das ações na Câmara, levei o caso ao Ministério Público, através de uma representação, e meu pedido de investigação resultou na abertura de um inquérito civil público para apurar as denúncias contra a empresa em Santa Maria.
Como parte desse trabalho de fiscalização e diálogo com a comunidade, propus — e tivemos aprovação unânime — uma audiência pública específica sobre a atuação da Corsan/Aegea no nosso município. Ela foi realizada no dia 19 de março, no Plenário da Câmara. Foi um espaço aberto para que a população pudesse se manifestar e exigir respostas. Tratamos da falta d’água, das multas indevidas, das tarifas abusivas, da qualidade do serviço e até do famigerado “fumacê”.
Seguimos firmes, com transparência, coragem e compromisso. A luta por um serviço público de qualidade e por justiça social continua, e não vamos descansar enquanto não tivermos um sistema de saneamento digno, eficiente e que respeite a nossa gente.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…