De 4 a 6 de junho, 15 startups e iniciativas locais mostram ao Estado o potencial criativo e tecnológico do Coração do Rio Grande
A cidade de Santa Maria dá início, hoje, a mais uma jornada rumo à consolidação de seu ecossistema de inovação em uma das maiores vitrines de tecnologia e empreendedorismo do país: a Gramado Summit. O evento acontece de 4 a 6 de junho, reunindo mais de 20 mil participantes, 500 expositores e 300 palestrantes. E Santa Maria estará lá, com representatividade, estratégia e um propósito claro: mostrar que inovação também nasce no interior.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, 15 iniciativas santa-marienses participam do evento. São startups, empresas consolidadas, hubs de inovação e projetos que aliam tecnologia, sustentabilidade, criatividade e impacto social. Do agronegócio à educação, da cibersegurança à economia criativa, Santa Maria leva soluções para o presente e o futuro.
O estande da Prefeitura contará com 12 representantes, enquanto outras três empresas estarão presentes com brindes e ativações especiais. Além disso, o Município também participa da programação de painéis: nesta quarta-feira (4), às 13h30, o secretário de Inovação, Ronie Gabbi, participa do debate “Inova Centro: O Poder da Colaboração no Crescimento de Ecossistemas Locais de Inovação”, ao lado de nomes como o gerente regional do Sebrae RS, Maico Fernandes, e o professor da UFSM, Luciano Mattana.
O crescimento do ecossistema de inovação em Santa Maria é resultado de uma combinação potente: políticas públicas ativas, tradição educacional, conectividade tecnológica e o fortalecimento da cultura empreendedora. A cidade conta com um PIB de R$ 9,6 bilhões, mais de 36 mil empresas e um aumento de 106% no número de negócios abertos nos últimos cinco anos.
Projetos como o Edutech, o LabCriativo, o Inovacentro e o Santa Summit mostram como a inovação pode ser colaborativa, inclusiva e conectada com as identidades locais. A cidade ainda investe na valorização da cultura e da memória urbana, como demonstra o projeto Iconografia de Santa Maria, que reforça os símbolos e narrativas da cidade por meio de estratégias de branding urbano.