A Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, começou a semana como palco de uma atividade educativa que une arte, tecnologia e consciência ecológica. Entre os dias 7 e 9 de maio, estudantes da Rede Municipal de Ensino participam da exposição itinerante Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, uma experiência sensorial que propõe uma reflexão profunda sobre a preservação da água e do meio ambiente.
Entretanto, devido à previsão de chuva nesta quinta-feira (8), a programação precisou ser ajustada. A exposição passou a ocorrer no espaço EduTech, localizado na Rua Manoel Ribas, 2.038, onde segue com os agendamentos previamente estabelecidos com as escolas da rede.
A mostra, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conta com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio cultural do Grupo Aegea. A estrutura interativa oferece aos estudantes uma vivência imersiva com o uso de óculos de realidade virtual, por meio dos quais assistem a um vídeo interativo sobre o ciclo da água, os impactos ambientais do consumo humano e a importância do descarte correto de resíduos.
A professora Franciele Bach, da Escola Municipal Francisca Zeiman, que acompanhou a visita de sua turma, destacou a relevância do projeto:
“Gostei muito da experiência de trazer os alunos para essa exposição. Acredito que foi uma oportunidade muito rica para eles refletirem sobre temas fundamentais como a preservação do meio ambiente, a importância da água, o descarte correto do lixo e a reciclagem. É um projeto incrível, que merece ser valorizado”, afirmou.
O encerramento da passagem da exposição por Santa Maria está previsto para este sábado (10), quando a mostra será aberta ao público em geral, de forma gratuita, das 14h às 18h. A realização na Praça Saldanha Marinho será reavaliada conforme as condições climáticas. Às 18h, está prevista a exibição de um filme para finalizar a experiência com mais um momento de sensibilização sobre o cuidado com o planeta.
Por: Samara Debiasi e Clara Tesche
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…