Santa Maria está se organizando para colocar em prática o novo Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, sancionado neste mês pelo governo federal. A iniciativa garante, via SUS, tratamentos como próteses, implantes e restaurações gratuitas para mulheres que sofreram agressões.
Na cidade, a rede de saúde bucal já realiza parte desses atendimentos, com prioridade para vítimas de violência em serviços como o Centro de Especialidades Odontológicas e o projeto Sorria Santa Maria. Segundo a coordenadora da Política de Saúde Bucal, Patrícia Campagnol, um edital está em andamento para contratação de laboratório de próteses dentárias.
Ela ressalta que o atendimento será humanizado e que a rede local deve receber capacitações com apoio da UFSM para identificar sinais de violência. Desde 2022, o Centro de Referência da Mulher já atendeu mais de 4,2 mil casos, mas ainda não há dados específicos sobre quantas mulheres precisaram de atendimento odontológico.
O município conta com uma ampla rede de Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, além do Pronto Atendimento do Patronato e da unidade móvel, para garantir o acolhimento e tratamento dessas mulheres.
Por: Samara Debiasi