Santa Maria está se organizando para colocar em prática o novo Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, sancionado neste mês pelo governo federal. A iniciativa garante, via SUS, tratamentos como próteses, implantes e restaurações gratuitas para mulheres que sofreram agressões.
Na cidade, a rede de saúde bucal já realiza parte desses atendimentos, com prioridade para vítimas de violência em serviços como o Centro de Especialidades Odontológicas e o projeto Sorria Santa Maria. Segundo a coordenadora da Política de Saúde Bucal, Patrícia Campagnol, um edital está em andamento para contratação de laboratório de próteses dentárias.
Ela ressalta que o atendimento será humanizado e que a rede local deve receber capacitações com apoio da UFSM para identificar sinais de violência. Desde 2022, o Centro de Referência da Mulher já atendeu mais de 4,2 mil casos, mas ainda não há dados específicos sobre quantas mulheres precisaram de atendimento odontológico.
O município conta com uma ampla rede de Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, além do Pronto Atendimento do Patronato e da unidade móvel, para garantir o acolhimento e tratamento dessas mulheres.
Por: Samara Debiasi
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…