Categories: ColunasTodos

Santa Maria: uma cidade de fé e oportunidades – A Romaria da Medianeira como motor do desenvolvimento local

Antes de a 1ª Romaria Estadual da Medianeira ser realizada em 1943, a população santa-mariense já trilhava caminhos de fé e devoção em honra a Nossa Senhora. Com a criação da Diocese de Santa Maria, em outubro de 1910, o município passou a receber diversos fráteres, padres e outras autoridades religiosas, entre eles, o padre Ignácio Rafael Valle.

Assim como muitos brasileiros, Valle encontrou na fé uma resposta para situações difíceis. Após enfrentar uma grave doença ainda na juventude, ele fez uma promessa para Nossa Senhora Medianeira, iniciando uma trajetória de devoção e conquistas.

Com a missão de atuar como professor e coordenador estudantil no Seminário São José, Valle chegou em Santa Maria em fevereiro de 1928, aos 26 anos. Um ano depois, a Diocese de Santa Maria recebeu o primeiro sinal no processo de reconhecimento a Medianeira de Todas as Graças: o Papa Pio XI concedeu autorização para a instituição realizar a Festa de Nossa Senhora Medianeira, com missa própria.

Com a fé em Nossa Senhora Medianeira pulsando cada vez mais forte nos corações, um pedido de proteção ao município em 5 de setembro de 1930 daria início a uma das tradições mais bonitas e que se mantém até hoje.

Organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, a revolução de 1930 ficou conhecida como uma revolta armada contra o governo vigente e que culminou na posse do gaúcho Getúlio Vargas como presidente do Brasil.

Ciente da ameaça que a revolução representava para Santa Maria, um grupo de mulheres organizou uma caminhada para pedir proteção à Mãe Medianeira. Cerca de 30 pessoas participaram do ato. Nove dias depois, ocorreu a 1ª Romaria Diocesana, na qual cerca de mil fiéis fizeram a procissão.

Ontem, vivenciamos a apoteose da 82ª Romaria Estadual, um evento que demonstrou a força e a resiliência do nosso povo. Com o tema “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”, em sintonia com o momento de reflexão da Igreja, a edição deste ano foi um marco de organização e fé.

Cerca de 250 mil fiéis uniram-se na histórica caminhada de fé, percorrendo os 3 quilômetros que separam a Catedral Metropolitana do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Este volume de pessoas não apenas eleva o espírito da cidade, mas também impulsiona um ciclo virtuoso na nossa economia.

Nesse ano, como inovação e zelo pelo bem-estar do cidadão e do visitante, a Arquidiocese e o Poder Executivo Municipal tomaram a iniciativa de antecipar a procissão principal para às 7h30min. Esta medida, pensada para mitigar o calor e preservar a saúde dos romeiros, é um claro exemplo de que a gestão pública deve ser proativa e humana.

A Romaria deste ano também evidenciou a necessidade de investimentos contínuos. A revitalização do Parque da Medianeira, com melhorias no paisagismo e estrutura de apoio, como a ampliação da livraria e o novo layout da Alameda, é crucial.

A Romaria não é um evento isolado; é o pilar que sustenta e projeta o Turismo Religioso em Santa Maria.

Em nossa atuação como vereadores, temos o papel de fiscalizar o Poder Executivo e de propor leis que incentivem e organizem este setor estratégico. O fluxo de visitantes que a Romaria gera — ocupando nossa rede hoteleira, movimentando o comércio local e gerando emprego e renda — é a prova cabal de que a fé move a economia.

Santa Maria é, e deve ser cada vez mais, a “Cidade Peregrina”. Além da Medianeira, contamos com outros potenciais que merecem nossa atenção e investimento, como a devoção crescente ao Venerável Diácono João Luiz Pozzobon. É nosso dever, como representantes do povo, viabilizar a infraestrutura (acessos, sinalização, segurança) necessária para que o turista de fé se sinta acolhido e motivado a retornar.

A Romaria é a nossa maior manifestação de fé, e o Turismo Religioso é o futuro que estamos construindo para o desenvolvimento sustentável do nosso município.

Mariana

Recent Posts

BELEZA QUE INSPIRA ATITUDE

Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…

1 hora ago

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

5 horas ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

5 horas ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

6 horas ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

1 dia ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

1 dia ago