Nesta segunda-feira (17), foi inaugurada em Santa Tereza, na Serra do Rio Grande do Sul, uma ponte sobre o Arroio 22. A nova estrutura serve como alternativa à travessia levada pela força das águas em abril de 2024, durante o maior desastre climático da história do estado. O colapso da antiga ponte ganhou repercussão nacional ao ocorrer no exato momento em que a prefeita Gisele Caumo (PP) gravava um vídeo alertando sobre os riscos do temporal.
Com 30 metros de extensão e capacidade para até 45 toneladas, a ponte recém-entregue segue os padrões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e foi viabilizada por meio da iniciativa privada, embora o custo total não tenha sido divulgado.
Enquanto isso, a reconstrução da antiga ponte avança, com investimento de R$ 4,1 milhões da Defesa Civil Nacional. A nova estrutura terá 72 metros de extensão e previsão de entrega para maio deste ano.
Além de Santa Tereza, outras dez pontes destruídas pelas enchentes de 2024 serão reconstruídas no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelo desastre. Municípios como Encantado, Anta Gorda e Arroio do Meio já receberam ou estão prestes a receber novas travessias, com investimentos privados e apoio das prefeituras locais.
Por Clara Tesche