Categories: Colunas

Santiago conta com Ecossistema de Inovação

Santiago deu um passo significativo para fortalecer a inovação local com a apresentação oficial do Ecossistema de Inovação durante a última edição da Fecoarti: o Inove Santiago. Durante o evento, de lançamento no dia 30 de abril na Arena de inovação da Fecoarti, a iniciativa foi apresentada. Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santiago, o movimento faz parte do Eixo de Inovação no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e conta com apoio do Centro Empresarial de Santiago (CES). 

Destinado a empresários, gestores públicos, acadêmicos e entidades, o evento marcou o lançamento oficial do ecossistema e sua identidade visual. Com isso, foi possível além de conhecer a estrutura do projeto e também contribuir para desenvolver os próximos passos a partir da implementação. Após esse marco, a governança se estabelece e as ações do ecossistema seguem de forma independente com a participação ativa de todos os envolvidos. É por meio da colaboração entre empresas, governo, academia e sociedade civil pode estimular o desenvolvimento sustentável e criar novas oportunidades para o município. 

O Ecossistema de Inovação é uma iniciativa que busca integrar diferentes atores para promover o desenvolvimento e a inovação de forma colaborativa. A metodologia aplicada pelo Grupo W&A, com apoio do Sebrae RS, envolveu o mapeamento de participantes, oficinas presenciais, consultorias e a construção de um plano de ação estratégico, incluindo a criação de uma identidade visual para o projeto.

Um ecossistema de inovação atua como um facilitador do desenvolvimento econômico e social. Trata-se de um ambiente propício para a troca de ideias e experiências, estímulo ao desenvolvimento, e fomento à criação de startups e novos negócios. Além disso, o ecossistema pode discutir políticas públicas de incentivo à inovação, organiza eventos e seminários para capacitação e networking e estabelece uma governança clara que orienta as ações e iniciativas. 

Santiago possui condições favoráveis para consolidar um ecossistema de inovação. A quádrupla hélice – governo, academia, empresas e sociedade civil – já está sensibilizada, e marcos como a Lei e o Fundo de Inovação fortalecem sua estruturação. Um ecossistema de inovação pode, por exemplo, promover capacitações para preparar a força de trabalho local ou então incentivar parcerias entre empresas e universidades, gerando soluções inovadoras por meio de projetos colaborativos.

Redação enFoco

Recent Posts

BELEZA QUE INSPIRA ATITUDE

Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…

21 horas ago

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

1 dia ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

1 dia ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

1 dia ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

2 dias ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

2 dias ago