A long field covered in greens gleaming under the cloudy and rainy sky
A semana inicia com a influência de um ciclone extratropical de grandes dimensões que se forma no oceano a partir desta segunda-feira (28), após o deslocamento de uma área de baixa pressão que atuou no fim de semana sobre o Rio Grande do Sul. O fenômeno deve provocar ventos fortes, ressaca no litoral e alterações bruscas nas condições do tempo em estados do Sul e do Sudeste do país, conforme alerta da MetSul Meteorologia.
O vento sopra com mais intensidade do meio da manhã em diante e persiste com rajadas durante a tarde e a noite, especialmente no Sul e no Leste gaúcho. As rajadas podem variar de 60 a 80 km/h em média, mas há risco de marcas entre 100 e 120 km/h em pontos da costa e da Serra. Porto Alegre pode registrar rajadas de até 100 km/h em regiões mais expostas, como o extremo Sul da capital.
A circulação ciclônica mantém o tempo instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva e garoa durante a madrugada e a manhã desta segunda. À tarde, as instabilidades se tornam mais isoladas e o sol aparece entre nuvens em alguns momentos. Com a chegada de ar mais frio, as temperaturas caem ao longo do dia, e as mínimas devem ocorrer à noite.
O sistema também deve afetar o Leste de Santa Catarina, do Paraná e o estado de São Paulo, incluindo a capital paulista. Ainda que o ciclone não apresente pressão central extremamente baixa, trata-se de um fenômeno de grande abrangência, com potencial para impactar uma vasta região do Centro-Sul do país.
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…