O tempo segue instável no Rio Grande do Sul após um sábado marcado por volumes expressivos de chuva em diversas cidades do interior. A instabilidade começou ainda na madrugada na Fronteira Oeste e avançou para outras regiões ao longo do dia. Até as 18h, Maçambará registrava 100 milímetros de chuva, seguido por Itaqui (63 mm), Uruguaiana (55 mm), Alegrete (52 mm), Barra do Quaraí (50 mm), Quaraí (41 mm) e Caxias do Sul e Rosário do Sul, com 40 mm cada. Em Porto Alegre, o sábado foi de céu nublado e garoa a partir do fim da tarde, evoluindo para chuva leve no início da noite.
Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário de instabilidade é provocado pela atuação de uma frente quente, formada quando uma massa de ar quente avança sobre uma região ocupada por ar mais frio. Esse contraste causa a elevação do ar quente, menos denso, sobre o ar frio, levando à condensação do vapor de água e à formação de nuvens carregadas, muitas vezes com chuva volumosa e temporais.
A previsão indica que o tempo seguirá instável neste domingo (25), com chuva em praticamente todas as regiões do estado, principalmente no período da manhã. O dia será de muitas nuvens, possibilidade de pancadas fortes com trovoadas e granizo em pontos isolados, além de aberturas esporádicas de sol em algumas áreas.
Na segunda-feira (26), o padrão se mantém: a chuva persiste nas regiões Oeste, Centro e Sul, com instabilidade mais pontual no Norte e Noroeste. As temperaturas seguem estáveis, com sensação de abafamento em algumas áreas, especialmente no Norte.
Na terça-feira (27), o sol pode aparecer em parte do estado nas primeiras horas do dia, o que deve provocar uma ligeira elevação nas temperaturas matinais. No entanto, uma nova frente fria avança a partir do Oeste e do Sul, espalhando chuva por todas as regiões ao longo do dia. Há risco de temporais isolados, com vento forte e eventual queda de granizo.
A quarta-feira (28) será de tempo fechado, com chuva persistente, especialmente no Norte e Nordeste do estado. As temperaturas começam a cair de forma mais acentuada, abrindo caminho para a entrada de uma massa de ar frio.
A partir de quinta-feira (29), o tempo começa a firmar na maior parte do estado, embora ainda haja possibilidade de instabilidade passageira no Leste. A temperatura, no entanto, deve cair bruscamente, com previsão de mínimas abaixo dos 10°C em várias regiões.
Na sexta-feira (30), o frio predomina. O dia será de sol com poucas nuvens, e as madrugadas devem registrar as menores temperaturas da semana, com possibilidade de geada em pontos da Campanha e da Serra.
O fim de semana (31 de maio e 1º de junho) será de tempo firme, céu claro e frio intenso nas primeiras horas do dia. As mínimas devem ficar próximas dos 3°C em cidades da Metade Sul e da Serra, e as máximas não devem passar dos 18°C na maioria das regiões.
Com esse cenário de instabilidade seguido por queda brusca nas temperaturas, o alerta é para que a população acompanhe os avisos dos órgãos oficiais e redobre os cuidados com áreas vulneráveis a alagamentos, vento forte e frio extremo.
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…