Quem disse que o crochê é só para o verão? A técnica artesanal rende looks quentes e estilosos nos dias frios.
As tramas, que são feitas unicamente à mão, ganham espaço como protagonistas em produções urbanas, sofisticadas e despojadas. Saias longas, maxi casacos, toucas, cachecóis e até conjuntos completos surgem em versões de crochê, atualizando o tradicional com uma pegada moderna.
Seja pelo “faça você mesmo” ou pelo apoio ao trabalho de artesãs e empreendedoras locais. A moda do crochê é um respiro em meio à produção em massa. Cada ponto carrega tempo e cuidado. O artesanato vira luxo, sem perder a essência do aconchego. É o que torna um cachecol feito à mão tão especial quanto uma peça de grife. Comprar de quem faz ou aprender a fazer com as próprias mãos é uma forma de valorizar saberes manuais, fortalecer redes de trabalho justo e vestir algo que conta uma história.
A arquiteta Alícia Rodrigues, amante do artesanato, conta que faz crochê como hobby e gosta de presentear a família com suas criações. “A prática é terapêutica, exercita e estimula a mente, e a sensação de conseguir transformar um simples novelo em uma peça única e artesanal é muito satisfatória”.
Ela compartilha que o artesanato sempre esteve presente em sua vida. “Quando íamos na casa da minha avó, todas as mulheres da família sentavam juntas pra colocar o papo em dia, e cada uma delas com o seu tricô ou crochê nas mãos, e aquilo sempre me encantava. Então desde cedo pedia a quem soubesse (e tivesse paciência) a me ensinar como fazer ou por onde começar”, relembra.
Alícia começou a praticar crochê aos 17 anos, incentivada por uma de suas dindas, que levou agulha e linha em um dos encontros familiares para ensiná-la. “Depois disso fui pesquisando por conta, em tutoriais no YouTube e redes sociais. Desde então, o crochê vem aparecendo como tendência por diversos anos seguidos, e ver peças artesanais em alta me motiva e incentiva a manter o hábito em meio à rotina.”
No guarda-roupa de inverno, o crochê deixa de ser coadjuvante e assume seu espaço com textura, presença e identidade. Aposte em sobreposições, misture com alfaiataria ou use como ponto de cor em visuais neutros.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…