Foto: Reprodução
Começou oficialmente nesta terça-feira, (21) a disputa pelo comando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dois nomes experientes e bem conhecidos da instituição estão no páreo: Martha Adaime, atual vice-reitora e primeira mulher a ocupar o cargo, e Felipe Müller, que já foi reitor entre 2009 e 2013.
A consulta à comunidade está marcada para o dia 25 de junho, das 7h às 22h, com votação eletrônica. Estão aptos a votar mais de 31 mil pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes da graduação, pós-graduação, cursos técnicos e EAD.
De um lado, a Chapa 1 é formada por Müller e Alessandro Dal’Col, atual diretor do CCR. De outro, a Chapa 2 reúne Adaime e Tiago Marchesan, diretor do CT. Ambos os grupos têm até 24 de junho para apresentar propostas, angariar votos e participar dos debates promovidos pela comissão eleitoral.
Apesar de o processo ser uma consulta informal, o resultado é encaminhado ao Conselho Universitário, que monta a lista tríplice a ser enviada ao MEC – responsável pela nomeação oficial.
A UFSM, que figura entre as 20 melhores universidades do país segundo o ranking internacional QS, tem quatro campus (Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul), quase 27 mil estudantes e um orçamento anual de R$ 1,5 bilhão. A gestão que sairá das urnas eletrônicas acadêmicas terá a missão de conduzir a instituição em meio aos desafios de orçamento e consolidação da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…