Foto: Mateus Bruxel/ Agencia RBS
O Rio Grande do Sul enfrenta, em 2025, o pior cenário de gripe em mais de uma década e meia. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até a última segunda-feira (14), o estado já registrou 2.654 internações e 423 mortes causadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas ao vírus influenza.
A baixa adesão à vacinação é apontada como um dos principais fatores que explicam o agravamento da situação. A meta de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, fixada em 90%, está longe de ser alcançada. Até o momento, apenas 49,4% dessas pessoas receberam a dose anual. Por grupo, a adesão foi de 39,5% entre crianças de 6 meses a 6 anos, 53,2% entre idosos, e 29,8% entre as gestantes.
A situação é considerada crítica. Segundo a SES, 82% das pessoas internadas e 78% das vítimas fatais não haviam tomado a vacina contra a gripe este ano. Os idosos seguem como o grupo mais vulnerável, representando 58% das hospitalizações e 77% das mortes registradas no estado em 2025.
A Secretaria Estadual da Saúde reforça que a vacinação é a principal medida preventiva contra casos graves e mortes por gripe. A recomendação aos municípios é manter o foco na imunização dos grupos mais vulneráveis.
A população pode procurar os postos de saúde em todo o estado para receber a vacina gratuitamente.
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…