redacao@revistaenfoco.com.br

Vale do Jaguari: uma terra que vale!

Fruto de um trabalho que envolveu 11 municípios da região, desenvolvido pelo Sebrae RS com apoio do Sicredi Centro e Secredi Vale do Jaguari, esse é o posicionamento proposto por um trabalho aprofundado, envolvendo a comunidade, os especialistas, turismólogos, prefeitos, secretários de turismo, e é claro, os empreendedores dessas cidades: São Pedro do Sul, Toropi, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Unistalda, Capão do Cipó e Santiago.

Posicionamento e estratégias de Turistificação

As características e os elementos que diferenciam o Vale do Jaguari foram identificados à partir de workshops realizados na região, nos quais a comunidade identificou os valores, os atributos, as identidades territoriais e toda a rica cultura e história que sustentam esse posicionamento: os povos originários indígenas, o primeiro ciclo das ocupações jesuíticas e a colonização alemã e italiana. Esses elementos, distribuídos de forma desigual entre todos os municípios, trouxe pela síntese, a identificação de quatro terras:

Terra Nativa: marcada pela natureza exuberante;

Terra de Origens: que carrega as memórias de seu passado;

Terra de Paz: onde a tranquilidade inspira;

Terra de Fé: que acolhe e ilumina.

A proposta é ter um posicionamento no mercado e na mente dos turistas, claro, representado pelo slogan: Vale do Jaguari, uma terra que vale: vale descobrir, vale desbravar, vale curtir, vale celebrar!

O projeto continua agora com a construção dos Planos Municipais de Turismo de cada município, para que todos os projetos, ideias, equipamentos e estruturas turísticas propostas no estudo, possam ser materializados pelas comunidades, empreendedores e poder público. O Plano Municipal de Turismo é fundamental para orientar a ação dos municípios nos próximos anos, fortalecendo os empreendimentos ligados ao setor que já existem; incentivar e auxiliar o nascimento de novos negócios, rotas, circuitos e roteiros e orientar o poder público nas ações estruturantes e que criam as condições para o turismo trazer renda e desenvolvimento territorial.

A visão de futuro é ter a região turística Vale do Jaguari competindo em pé de igualdade com outros destinos turísticos do estado e do país, sendo uma opção considerada pelo turista quando pensar em ter experiências memoráveis em suas viagens.

A região é contemplada por outros dois grandes projetos em desenvolvimento: o Geoparque Raízes de Pedra (aspirante), desenvolvido pelo Iffar e a Expedição Caminho das Origens, organizado e promovido pelo consórcio Caminho das Origens. 

Quer conhecer mais sobre o projeto? Entre em contato pelo whats 055 999169709

Redação enFoco

Todas colunas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade:

Sobre:

Sobre nós

Serviços

Empresas

E+:

Política de privacidade

Anuncie conosco

Suporte ao usuário

Trabalhe conosco

Contato:

© 2024 Criado com 🤍 por Grupo Êxito