“Vamos renovar sem romper com a história”: entrevista com Igor Severo, novo presidente do MDB em Santa Maria

Aos 30 anos, Igor Severo representa a aposta do MDB de Santa Maria em uma nova geração de lideranças. Eleito presidente da sigla durante convenção realizada no último sábado (26), na Câmara de Vereadores, Severo assume a missão de oxigenar o partido sem romper com sua trajetória. Atual tesoureiro e integrante da ala jovem emedebista, o novo dirigente conta com o respaldo de nomes expressivos da legenda. Com o lema “Honrar nossa história construindo um novo amanhã”, a chapa encabeçada por Severo sinaliza um MDB que busca diálogo entre juventude e experiência, mirando já as eleições de 2026 e 2028.

1. O senhor acaba de ser eleito presidente do MDB em Santa Maria com a chapa “Honrar nossa história – Construindo um novo amanhã”. Qual a principal mensagem que o partido quer passar com esse lema?

A principal mensagem é de respeito e gratidão a todos que construíram o MDB até aqui, sem jamais perder de vista a necessidade de evoluir e inovar. Queremos unir a experiência das gerações passadas com a energia e as ideias das novas lideranças, olhando para o futuro sem esquecer o caminho que nos trouxe até aqui.

2. Como o MDB pretende se posicionar no cenário político local a partir desta nova gestão?

O MDB de Santa Maria, com essa nova gestão, tem o compromisso de estreitar cada vez mais o diálogo com o Executivo Municipal. Sabemos que nossa cidade enfrenta muitos desafios e, por isso, vamos buscar construir, de forma colaborativa, soluções que atendam às necessidades da população.

Nosso foco será ouvir as demandas da sociedade e das entidades locais, para que possamos, com responsabilidade, atuar de forma eficiente e presente nas questões que impactam diretamente os moradores de Santa Maria. Queremos ser um partido que trabalha junto à população, que entende seus anseios e que, através de um diálogo constante, contribui para o desenvolvimento da cidade.

3. A renovação do diretório municipal ocorre em um momento de muitas transformações políticas no país. Como o senhor vê o papel do MDB nesse novo contexto?

O MDB nasceu da luta pela democracia e pela liberdade, e isso nunca foi tão atual. Nosso papel é reafirmar esses valores com coragem, construir consensos, defender a justiça social e ser uma força moderadora e equilibrada na política. Vamos ser um espaço de diálogo aberto para todos que acreditam em uma Santa Maria melhor.

4. Quais serão as prioridades imediatas da nova direção do partido em Santa Maria?

As prioridades imediatas da nova direção do MDB em Santa Maria estão centradas no fortalecimento da nossa base interna e na aproximação com a sociedade. Vamos dar grande ênfase à juventude, ao MDB Diversidade e ao MDB Comunitário, buscando sempre criar um ambiente inclusivo e representativo para todos os segmentos da nossa cidade. Hoje, já contamos com executivas consolidadas desses núcleos, o que nos permite ter um contato mais próximo com esses públicos e potencializar as lideranças desses grupos.

Internamente, vamos trabalhar para fortalecer nossas lideranças, promovendo um ambiente de crescimento e cooperação. Buscaremos estratégias que aproximem o MDB ainda mais da população, garantindo que nossas ações estejam alinhadas com os reais anseios de Santa Maria. Queremos ser um partido que escuta, acolhe e se transforma para estar cada vez mais perto das necessidades dos nossos cidadãos.

5. O MDB historicamente teve forte presença na cidade. Que estratégias o senhor pretende adotar para fortalecer a sigla entre os eleitores de diferentes segmentos?

O MDB de Santa Maria faz parte da história e da transformação da nossa cidade. Foi em governos do MDB que nasceram projetos que marcaram gerações, como o Natal Luz e o Balonismo, que hoje revivemos com orgulho, mas cuja semente foi plantada lá atrás, graças à visão dos nossos líderes. Queremos fortalecer essa ligação com a comunidade, reforçando nossa presença nos bairros, nas escolas, nas igrejas, no campo — onde a vida acontece de verdade. Com uma estrutura ativa e próxima da população, vamos ouvir, dialogar e lutar pelos anseios da sociedade, mantendo vivo o espírito transformador que sempre caracterizou o MDB.

6. Como o MDB de Santa Maria está se preparando para as eleições de 2026? Já há discussões sobre possíveis candidaturas?

Nas eleições de 2026, o MDB de Santa Maria tem em Roberto Fantinel a sua maior liderança local, e vamos trabalhar para potencializar sua candidatura à Assembleia Legislativa, fortalecendo ainda mais nossa representatividade no Estado. Além disso, o partido conta com dois vereadores preparados, atuantes e comprometidos, que também estão prontos para disputar novas posições e ampliar a presença do MDB. Temos a convicção de que o MDB precisa apresentar uma candidatura própria à Câmara dos Deputados, reafirmando nossa força política e garantindo que Santa Maria tenha voz ativa em Brasília.

7. Qual será a relação do MDB com o governo municipal atual e com outras forças políticas locais?

Hoje o MDB mantém uma relação de diálogo e apoio ao governo municipal. Estamos conversando com nossas bases e vamos reunir a nova Executiva do partido para avaliar, de forma coletiva, os próximos passos. Queremos entender melhor quais são os projetos do governo para a cidade e, a partir disso, levar as discussões para o diretório, respeitando sempre a vontade da nossa base. O objetivo do MDB é contribuir para o desenvolvimento de Santa Maria, buscando a construção de soluções que estejam alinhadas com os interesses da população.

8. Que mensagem final o senhor gostaria de deixar para os filiados e para a população de Santa Maria neste momento de início de gestão?

A nossa gestão terá como prioridade a defesa dos interesses de Santa Maria, sempre com respeito, diálogo e compromisso com a cidade. Vamos trabalhar de forma responsável, ouvindo a população e buscando soluções que melhorem a vida das pessoas.

O MDB é um partido de centro, que tem a responsabilidade de dialogar, unir forças e construir caminhos para o desenvolvimento da nossa cidade, sem deixar de lado os mais necessitados. Nosso compromisso é com todos, mas especialmente com aqueles que mais precisam de atenção e apoio.

À população, deixo a certeza de que o MDB estará presente onde a cidade acontece: nos bairros, nas escolas, nos comércios, nas igrejas, no campo. Estaremos perto das pessoas, atentos às necessidades de cada comunidade, com um olhar especial para os mais vulneráveis, buscando sempre políticas públicas que promovam a inclusão e a dignidade.

Aos nossos filiados, afirmo que energia, organização e trabalho não vão faltar. Vamos fortalecer ainda mais o MDB, renovar lideranças, valorizar nossa história e construir juntos um futuro de mais conquistas para Santa Maria.

Redação enFoco

Share
Published by
Redação enFoco

Recent Posts

Do Rio ao Mar: Palestina Livre

A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…

3 horas ago

A Faixa Nova precisa de nós

Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…

7 horas ago

Outubro Rosa: um compromisso com a saúde das mulheres de nossa cidade

Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…

7 horas ago

“Contra o medo, escolhemos a coragem”

No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…

8 horas ago

Da rua ao plenário: o caminho de um pedido de providência até a solução

Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…

8 horas ago

Aceitar a Velhice: Um Caminho de Sabedoria

Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…

1 dia ago