Sabemos muito bem que o dinamismo, a necessidade de adaptações e o desafio do contínuo aprendizado no mundo principalmente na liderança são essenciais, pois é nítido que líderes que se “fecham” diante do desenvolvimento e de mudanças, estão passíveis ao retrocesso ou paralização de inovações, impedindo uma conexão com as novas gerações, e em desenvolver uma liderança de alto impacto no mundo em que estamos vivendo.
Meu compromisso com você a partir de hoje, é trazer através desta coluna, uma oportunidade de você realizar uma avaliação individual, em que você poderá investir ou se desenvolver frente às principais competências de liderança e as competências emergentes em sua gestão.
Vou explicar melhor. Minha intenção ou proposta com esta série de artigos, é trazer em cada coluna uma competência, e esclarecer ela a partir de exemplos de cada fragmento em si da competência.
Quando falamos em competência estamos falando de três letras: C, H e A. A letra C de conhecimento, a letra H de habilidade, e a letra A de atitude. Existe a letra R também, que é o resultado frente a esta competência, mas isso será a provocação principal de cada artigo. Portanto vamos focar nas três principiais.
A cada artigo, estas letras serão desmembradas com exemplos do dia a dia, e convido você a fazer uma autoavaliação e o que pode fazer de imediato para fortalecer esta competência.
Vou usar minha experiência como mentor e coach por competências, onde possuo a formação pela escola MRG de competências e que tanto já trabalhei e trabalho com líderes e obtiveram significativos avanços frente a estas análises e planos de ação.
O interessante é que, a cada artigo, você faça uma autoavaliação sincera, onde você veja os exemplos trazidos no artigo, e analise o que faz sentido para o seu dia a dia. Vou concentrar as competências em 4 áreas (pessoas, estratégia, planejamento e empreendedorismo), além das emergentes como as digitais, inteligência artificial e demais.
Se você sentir ou considerar cada encontro nosso como uma “sessão de coaching” pode ser também, pois a proposta é que você avalie mas também já anote que pode fazer na prática alguma melhoria, nem que seja 0,1% que já estará valendo.
Minha proposta é praticidade, ação congruente, mão na massa mesmo, sem muitas reflexões ou inspirações, mas sim autoavaliação e um pequeno plano de ação que seja.
Vai ser muito bom estar com você a partir de agora, e espero que seja interessante para você também.
E aí, vamos encarar esta jornada de leitura e autodesenvolvimento?