Foto: Divulgação
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dá início hoje, sábado (13), a uma série de serviços de manutenção em importantes rodovias federais do Rio Grande do Sul. As intervenções seguem até o próximo domingo (21) e incluem trechos que passam por Santa Maria e municípios vizinhos.
Segundo o órgão, haverá sinalização ostensiva nos locais – com placas e cones – para orientar motoristas e garantir a segurança do tráfego. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser adiados.
Principais intervenções na região de Santa Maria
BR-158
- Entre Júlio de Castilhos, Itaara e Santa Maria (km 264 ao km 324): serviços de conservação rotineira e tapa-buracos.
- Santa Maria e Rosário do Sul: restauração de pista (km 343 ao km 345), roçada mecânica (km 376 ao km 396) e fresagem e recapeamento asfáltico (km 434 ao km 436).
- Santa Maria e Itaara (km 320 ao km 306): limpeza de vegetação e contenção de taludes, com possibilidade de Pare e Siga.
BR-287
- Perímetro urbano de Santa Maria (km 241 ao km 253): serviços de conservação rotineira.
- São Pedro do Sul e São Vicente do Sul: reparos localizados na pista e limpeza de drenagem.
- Trecho até São Borja: restauração de pista e fresagem de revestimento em vários pontos.
BR-392
- Entre São Sepé, Formigueiro e Santa Maria (km 273,8 ao km 352,7): conservação rotineira.
- Perímetro urbano de Santa Maria: obras de duplicação do trecho.
Impacto para motoristas
Os serviços podem gerar lentidão em alguns pontos, principalmente onde será utilizado sistema de Pare e Siga ou semáforo para liberação alternada do tráfego. A recomendação é que os motoristas programem o deslocamento com antecedência e redobrem a atenção para a sinalização.
A ação do DNIT faz parte de um cronograma estadual que também inclui manutenções em outras rodovias como BR-285, BR-290 e BR-471, fundamentais para o escoamento da produção e o tráfego intermunicipal.
Por: Camille Moraes