Por Mariana Rodrigues
Santa Maria tem motivos para comemorar. O município aparece com destaque no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). A classificação é montada com base nos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as 100 escolas com melhor média nacional, duas são da cidade: o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Escola de Ensino Médio Riachuelo. Ambas instituições representam modelos de excelência educacional e comprovam, com seus resultados, a qualidade do ensino ofertado no município.
Colégio Politécnico da UFSM: educação pública referência nacional
O Colégio Politécnico da UFSM obteve média de 686,46 pontos, a mais alta do Rio Grande do Sul e a segunda melhor do Brasil entre escolas públicas. Entre todas as instituições (públicas e privadas), a escola ficou na 31ª colocação nacional, o melhor desempenho de sua história.
Segundo o professor Fabrício Fernando Halberstadt, coordenador substituto do Ensino Médio, não há fórmula mágica para o sucesso, ele se deve a um conjunto de condições construídas ao longo dos anos. “Não atribuímos o resultado a mudanças recentes de práticas ou currículo. O Ensino Médio do Colégio Politécnico resulta de um processo histórico de construção coletiva, no qual se busca enfrentar os desafios da sociedade, em busca de sempre melhorar o processo ensino e aprendizagem. Felizmente, o colégio sempre figurou como destaque nesses índices, o que para nós é indício que percorremos um caminho acertado”, explica Fabrício.
Entre os pilares desse percurso estão o corpo docente altamente qualificado, todos doutores em dedicação exclusiva, a infraestrutura compartilhada com a UFSM, que garante laboratórios e espaços de pesquisa, e o apoio da equipe diretiva e dos técnicos. Mas, o fator determinante é o empenho dos estudantes, que buscam no Poli, apelido carinhoso por que é conhecido, uma formação científica e cidadã capaz de dialogar com o mundo real.
As práticas pedagógicas refletem essa visão. Com autonomia, os professores apostam em metodologias ativas que estimulam o protagonismo e a participação. Nada de respostas prontas, o aprendizado nasce do debate, da experimentação, da construção coletiva do conhecimento. Como resume Fabrício: “Incentivamos o protagonismo dos alunos por meio de metodologias diversificadas, conectadas com o mundo real, com o conhecimento vivido e experimentado no dia a dia da escola.”
Essas características são percebidas pelos alunos. João Pedro Canabarro, do 3º ano do Ensino Médio, destaca que essa metodologia ativa é um dos principais diferenciais do colégio: “A metodologia do Poli é ótima porque segue um padrão que a gente chega, não pode usar o celular, assim como a lei fala, então a gente sempre presta atenção […] os professores usam slides, datashow, a gente apresenta trabalho, recebe listas de exercícios. Então a metodologia é muito eficaz para concluir o ensino médio e sair bem qualificado.”
E o aprendizado vai além da sala de aula. Atividades como a tradicional Gincana do Ensino Médio mobilizam saberes artísticos, culturais e científicos, ao mesmo tempo em que cultivam autonomia, trabalho em equipe e gestão de tarefas. É nesse equilíbrio entre rigor acadêmico e vivência coletiva que o Politécnico se fortalece.
Colégio Riachuelo e a força da rede privada
O Colégio Riachuelo também garantiu presença entre as melhores do estado, com média de 659,63 e desempenho entre as 10 primeiras do RS. A escola também ocupa posição de destaque em Santa Maria, onde se consolida como uma das líderes locais em desempenho no Enem.
Para a diretora do Ensino Médio, Rafaela Pereira Chagas, o resultado é fruto de um trabalho pedagógico sólido, pautado pelo compromisso de formar estudantes de maneira integral. Mais do que transmitir conteúdos, a escola busca cultivar equilíbrio emocional, estimular a autonomia e valorizar o protagonismo dos jovens.
Esse caminho é trilhado por um corpo docente experiente e engajado, que alia conhecimento atualizado à dedicação cotidiana. Ainda, há o acompanhamento individualizado ao longo de todo o Ensino Médio, que garante atenção às necessidades e potencialidades de cada estudante. “No Riachuelo, acreditamos que esses fatores, somados ao comprometimento coletivo, são determinantes para se alcançar resultados expressivos”, afirma Rafaela.
Além da excelência acadêmica, o Colégio Riachuelo também faz da atenção ao emocional dos estudantes um de seus pilares. Desde o 1º ano do Ensino Médio, a equipe pedagógica mantém um acompanhamento próximo, olhando não apenas para notas e resultados, mas também para aspectos comportamentais e motivacionais. No 3º ano, essa atenção é intensificada.
Para Gabriela Basso, ex-aluna do colégio e hoje estudante de Medicina na Universidade de Passo Fundo, a formação oferecida pelo colégio ultrapassou os limites da sala de aula. “O colégio ensina a nos desafiarmos em busca de nossos objetivos, a termos disciplina e resiliência para alcançá-los, e sobretudo, desenvolver a humildade para solicitar ajuda quando necessário”, recorda Gabriela.
Para a diretora Rafaela, é na parceria ativa das famílias que a escola encontra uma de suas maiores forças. “Esse conjunto de elementos traduz o diferencial da educação privada que, mais do que um resultado, é a prova de que o trabalho consistente, o foco no conhecimento e o acompanhamento próximo fazem a diferença na vida escolar e no futuro dos nossos alunos”, conclui.